domingo, 22 de março de 2009

A trajetória da vida do cristão



Introdução

 

Para sermos bem-sucedidos na vida e atingirmos os nossos objetivos e alvos propostos, precisamos estabelecer metas, traçar uma trajetória e planejar ações concretas rumo ao nosso alvo.

 

Na vida cristão, não é diferente. Podemos compará-la, por exemplo, a uma longa maratona, onde o atleta passa por um período de preparação e treinamento para aumentar sua resistência, vencer os adversários e obter o premio almejado.

 

Como o maratonista, o cristão deve tomar todos os cuidados para não se desviar, não cair e não se machucar. Por quê? Porque atalhos e certos tombos podem tira-lo do caminho certo e desclassifica-lo para o prêmio. Também é prudente evitar desvios e quedas, que podem deixar graves seqüelas no crente, esfriar-lhe a fé, deixa-lo fora da corrida e impedi-lo de receber o glorioso prêmio que lhe está destinado.

 

Qual tem sido o ritmo da sua trajetória cristã? Tem havido persistência, consistência e crescimento em todas as áreas da vida? Não adianta começar cheio de ânimo e parar no meio do caminho. Assim, o cristão ficará de fora da corrida e colocará em risco a sua salvação.

 

Se por algum motivo você se encontra desanimado, prostrado, fora da corrida, lembre-se de que o senhor o ama e tem poder para reergue-lo e guia-lo triunfantemente pelas veredas que conduzem à vida.

 

Atente para a palavra do salmista sobre o justo: 

SENHOR nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele.
Se eles caírem, não ficarão caídos porque o SENHOR os ajudará a se levantarem.
Salmo 37.23,24

 

Você deseja alcançar a coroa da salvação? Arrependa-se dos seus pecados, aceite a Jesus Cristo como seu único salvador, comece a nova rota sendo guiado pelo Espírito Santo, que o ajudará a entender o plano de Deus, a ter fé, a ser obediente ao senhor e aos seus mandamentos, a desviar-se do mal, e a evitar a queda e as astutas ciladas do inimigo e a chegar à terra da promessa.

 

No Salmo 25.10, é dito que Ele é fiel e com amor guia todos os que são fiéis à sua aliança e que obedecem aos seus mandamentos. Há um caminho de amor, de justiça e de salvação a ser percorrido por você até chegar ao céu, onde poderá desfrutar da presença plena de Deus e de tudo aquilo que Ele tem preparado para aqueles que o amam.

 

Sendo assim, a despeito das adversidades, das calúnias das investidas do inimigo contra você, não pare nem desista no meio do caminho. Não se deixe abater. Prossiga para o alvo, olhando para Jesus, o autor e Consumador da fé (hebreus 12.1,2). Deus vai fortalecê-lo e lhe dará a vitória completa!

 

Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. E agora está me esperando o
prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo
Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda. 
2 Timóteo 4.7,8

 

Prosseguindo para o Alvo

 

Em Hebreus 12.1,2, somos exortados pelo senhor :

Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.

 

E, Paulo, falando acerca da salvação e de seu ministério, comparou o cristão a um atleta disciplinado, perseverante e focado, que emprega toda a sua energia, todo o seu tempo e todos os seus talentos para cumprir sua missão e alcançar o prêmio e a honra que lhe foram prometidos.

 

Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando agüenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.
1 Coríntios 9.24-27

 

Por que esses autores bíblicos usaram a figura de um atleta correndo em busca da vitória? Porque, de um modo geral, quando pensamos em atletismo logo vem à mente a dedicação dos esportistas, que abrem mão de uma vida comum, a fim de preparar-se física e emocionalmente para superar limites e marcas alcançadas, disputar com os outros, vender e receber o que está destinado apenas aos campeões.

 

 

Prosseguindo no ritmo certo

 

Você poderia perguntar: “Pastor, que ritmo devo adotar enquanto eu estiver neste mundo? Como cristão, qual deve ser o ritmo da minha trajetória?” Paulo dá uma dica em 1 Coríntios 15.58:

 

Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito.

 

Nesta passagem bíblica, o apostolo incentiva a Igreja a ser firme e consistente. Paulo a anima, lembrando-
-lhe que cristo, o amado Noivo, venceu o mundo, o inferno e a morte, logo podemos seguir-lhe os passos, sabendo que há galardão para nós (ver Isaías 62.11; Mateus 10.42; Lucas 6.35; João 4.36; 1 Coríntios 3.8,14; Apocalipse 22.12).

 

Qual tem sido o ritmo da sua trajetória cristã? Você tem sido firme e constante em seguir ao Senhor e em fazer a obra que Ele lhe confiou? Em sua vida há consistência,persistência e crescimento? Esses três elementos são a tríade da sua vida cristã. Mas não adianta aceitar a cristo e, com um mês de Evangelho, querer realizar tudo ao mesmo tempo. Não dará certo! Assim, você ficará de fora da corrida rumo a eternidade. É preciso crescer na graça e no conhecimento de Jesus, antes de assumir novas funções e responsabilidades no corpo de cristo, a fim de que não haja falhas, tombos e retrocessos.

 

Realizar vários trabalhos ao mesmo tempo na obra de Deus não é a atitude correta, sensata. A pessoa não agüenta. Não adianta entrar na corrida mil por hora e, depois parar. O importante é manter-se firme com o passar do tempo. É estar na presença do Senhor, inclusive durante as adversidades, as lutas. E poder dizer: “Eu sei em quem tenho crido. Continuarei a minha marcha até chegar àquele grande dia”.

 

Há pessoas que se mostram cheias de poder e autoridade espiritual num dia. Mas, no outro,  tudo acabou. Outras têm consistência espiritual, estão sempre servindo a Deus, independente das circunstâncias. Elas amam a igreja e são empenhadas na obra do Senhor.

 

O ritmo exige constância, firmeza, força, confiança em Deus. O Cristão precisa persistir em meio às lutas, às adversidades, ao cansaço. Persistência implica em não desistir; implica crer que Deus tem escape para o seu povo (1 Coríntios 10.13) e que Ele dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor (Isaías 40.29), fazendo-o triunfar. Esse é o ritmo da vida até atravessar a linha de chegada para a vida eterna.

 

O Segredo do vigor espiritual é a alimentação e a disciplina cristã; é conhecer a Deus por meio da leitura e da reflexão da palavra, da oração, da comunhão com o Espírito Santo, crescendo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, fortalecendo-se no Senhor e na força de Seu poder enfrentando as adversidades e os desafios proposto; é prosseguir sabendo em quem tem crido.  Ler Filipenses 3.8-14.

 

Todas as pessoas enfrentam problemas, dificuldades, lutas. Sabe qual a diferença entre mim e um descrente? Como ser humano, estou sujeito às mesmas adversidades e tristezas que todos. Como cristão, fui revestido de autoridade pelo Senhor. Tenho unção, um revestimento de poder do espírito Santo para viver, exercer meu ministério e superar as adversidades no poder de Deus que habita em mim e que se aperfeiçoa na minha fraqueza.

 

Não se engane! A vida cristã tem momentos difíceis. E o apostolo Paulo foi um especialista em tribulações. Ele chegou a descrever algumas delas em 2 Coríntios 11.23-27.

 

Paulo foi caluniado, traído, rejeitado, perseguido, açoitado, preso, passo fome, frio, sofreu naufrágio, enfrentou muitas tribulações, mas manteve-se firme na fé. Ele confiava no senhor e sabia quem em cada angústia por que passava havia um propósito de Deus para sua vida. As adversidades, as lutas, as batalhas, proporcionam algum benefícios, ensinamentos para o cristão. Foi isto que Jó concluiu: Mas Deus nos ensina por meio do sofrimento e usa a aflição para abrir os nossos olhos (Jó 36.15)

 

Não perca o ânimo por cauda das tribulações! Não perca a disposição para a vida por causa das adversidades. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas (salmo 34.19).

 

 

A tribulação produz paciência, experiência e esperança.

 

E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança.
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor
 no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu
.
Romanos 5.3-5

Ler 2 Coríntios 1.3,4

 

Você se lembra de José e de Moisés? Eles foram homens que enfrentaram várias adversidades, para que adquirissem experiência e pudessem realizar o plano de Deus.

 

José, antes de ser exaltado no Egito, foi enganado pelos irmãos, vendido como escravo, caluniado, preso, esquecido pelos homens. Mais um dia, Deus fez com que seu servo fosse lembrado, e este foi elevado ao cargo de governador do Egito, a maior potência mundial da época, e isto garantiu a sobrevivência do povo de Deus ao longo dos 430 anos em que permaneceu ali (Gênesis 37-41).

 

Moisés, depois de matar um egípcio, fugir com medo para uma terra estrangeira, viver 40 anos no deserto, foi levantado para conduzir os israelitas à Terra Prometida ao fim do cativeiro egípcio, passando por grandes experiências com Deus e na liderança do povo (ver Êxodo).

 

Como eles, vários outros cristãos passam por adversidades, mas vencem para a glória de Deus e a nossa experiência e a de outros irmãos em Cristo produzem em nós esperança. Faz-nos crer que, sendo Deus o mesmo, assim como Ele agiu no passado, agirá novamente ao nosso favor e venceremos por cristo Jesus!

 

Ler Romanos 8.35-39

 

 

Lutas geram mudanças de atitude

 

Deus permite o sofrimento para que o justo faça uma análise introspectiva de si mesmo, corrija os pontos vulneráveis de sua vida e seja ma pessoa alegre no sofrimento. (Daniel 9.3-8,20,21)

 

 

A lutas fortalecem o cristão

 

A tribulação também fortalece a pessoa. Parece paradoxal,porque, quando pensamos em tribulação, automaticamente pensamos em desânimo, derrota, perda, Entretanto, no mundo espiritual não funciona dessa maneira. A tribulação é apenas algo a serviço de Deus, um meio para Ele atingir certos fins.
(2 Coríntios 12.7-10)

 

 

Na vida cristã, há bonança

 

Medite no que o apóstolo Paulo disse à Igreja em Filipo:

 

Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o
segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja
alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco
.

Filipenses 4.12

 

O Final da Corrida

 

Nesses últimos cem metros, muitas pessoas têm demonstrado muito cansaço. Não querem ir para igreja, muito menos orar, ler a Palavra ou jejuar.  Outros até são assíduos ao cultos, mas somente o corpo está presente; eles não se envolvem. Não sentem prazer nas coisas de Deus. Para eles, é um fardo orar, louvar, ler a palavra. Trabalhar na obra, nem pensar. O curioso é que, para ir à festa ou ao shopping, por exemplo, não estão cansados nem desanimados.

 

 

Oração

 

“Senhor, neste momento desejo estar em tua presença. Entrego a minha vida em Tuas mãos. Reconheço que sou carente do Tu amor, da Tua graça e da Tua misericórdia. Desperta em mim o desejo de conhecer-Te cada dia mais. Enche o meu ser de alegria e paz. Renova as minhas forças e sustenta-me nos Teus caminhos. Tira do meu coração toda a angústia, ansiedade e tristeza. Quebra, Senhor, os grilhões que me prendem ao pecado. Faze de mim uma nova criatura, cheia de esperança e de fé e guia-me pelas veredas da justiça,por Tua misericórdia e graça. Em nome de Jesus, amem!”




Fonte: Livro - A trajetoria da vida do Critão

Autor: Silas Malafaia - 

Editora Central Gospel - Edição Março de 2008

www.editoracentralgospel.com.br

Nenhum comentário: