sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Boquinha Fechada não fala bobagem

Use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a vocês fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós (Tito 2.8 - VI )

Controlar a Lingua
E não usa a lingua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra seu próximo. (Salmos 15.3)

A boca do justo é manancial de vida, mas na boca dos perversos mora a violência. Nos lábios do prudente, se acha sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de senso. Os sábios entesouram o conhecimento, mas a boca do néscio [estúpido, ignorante] é uma ruína iminente. O que retém o ódio é de lábios falsos, e o que difama é insensato. No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente. (Pv 10. 11, 13, 14, 18, 19)

Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência. Até o insensato, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio. (Pv 17. 27, 28)

A Bíblia esta cheia de outras passagens com o tema: Controlar a Lingua, segue alguns mais: Mt 13.12 ; Lc 14.11 ; Tg 4.6 ; 1 Pe 5.5 ; Tg 1.19,26 ; Tg 3.2,5,6,8,10 ; Cl 4.6 ; Mt 15.11

A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. Ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição.

Meus irmãos, isso não deve ser assim.
Tiago 3.6-9

Nenhum comentário: