quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Salmos 139

A onipresença e a onipotência de Deus

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Näo havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.

Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mäo. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; täo alta que näo a posso atingir.

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mäo me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobriräo; entäo a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz säo para ti a mesma coisa;

Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mäe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e täo maravilhoso fui feito; maravilhosas säo as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos näo te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuaçäo foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quäo preciosos me säo, ó Deus, os teus pensamentos! Quäo grandes säo as somas deles!

Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. O Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue. Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em väo.

Näo odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e näo me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coraçäo; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.



Sonda-me - Aline Barros

Senhor, Tu me sondas e me Conheces | Sabes quando acento e levanto | Esquadrinhas meu andar e o meu deitar | Conheces todos os meus caminhos

Ainda a palavra não me chegou a boca, não | E Tu já conheces Senhor | Tu me cercas, por trás e por diante | E sobre mim põe Tua mão

Sonda-me ó Deus, Conhece o meu coração | Prova-me os pensamentos, vê se há em mim algum caminho mal | E guia-me pelo caminho eterno

Nenhum comentário: